Aguirre Edições nasceu da experiência editorial de Valeska de Aguirre ao longo de 25 anos. Envolvida sempre com o mundo dos livros e conhecimento de todo o processo - produção textual, edição de texto, diagramação, coordenação editorial e impressão -, Valeska editou dezenas de livros nas áreas das artes, literatura, cultura e pensamento contemporâneo.
Flowing forms
O primeiro livro da Aguirre Edições, Flowing Forms, é a reunião de obras do artista e fotógrafo Daniel Mattar, editado em parceria com a Brisa Galeria, de Lisboa. A edição trilíngue (por/ing/fra) traz um ensaio crítico da curadora francesa Martha Kirszenbaum e um texto biográfico da jornalista brasileira Renata Izaal. Projeto gráfico de Ana Carneiro e Paula Delecave.
O mono, de Alvaro Aguirre
O mono, de Alvaro Aguirre é uma obra que celebra o legado do zoólogo brasileiro que dedicou sua vida ao manejo e conservação da fauna silvestre. Este livro homenageia o trabalho pioneiro do cientista, com ênfase na sua pesquisa com os monos, ou muriquis, e sua contribuição ao conhecimento desses fabulosos primatas da Mata Atlântica. Em 1971, Alvaro Aguirre publicou, pela Academia Brasileira de Ciências, uma monografia sobre os monos que se tornou um clássico da literatura primatológica brasileira, agora republicada neste livro. Seguem à monografia seis capítulos que abordam a trajetória de Aguirre e comparam o conhecimento atual sobre os monos com suas observações de mais de cinquenta anos atrás. Além de representar uma homenagem ao cientista, o livro é um convite à reflexão sobre a importância da pesquisa científica e da preservação da biodiversidade.
